Entenda o que é preciso para promover uma gestão de farmácia assertiva, eficiente e que garanta resultados satisfatórios ao seu negócio!
A gestão é o pilar de qualquer negócio, sendo que é algo que se expande para diversas especificações, como a gestão financeira, de estoque, tributária e afins…
O fato é que, para que um negócio funcione de forma equilibrada, em dia com suas obrigações e gerando bons resultados, a presença de uma gestão assertiva em todos os aspectos é imprescindível.
Contudo, sabemos que na correria do dia a dia, muitos detalhes acabam passando despercebidos, e é por isso que criamos este guia para você potencializar a gestão de farmácia realizada em seu negócio.
Assim, você terá dicas para colocar em prática o quanto antes e garantir um futuro promissor para sua farmácia.
Mas afinal, o que é a gestão de farmácia?
Antes de partirmos para o guia em si, é preciso ter muito claro em mente no que consiste uma gestão de farmácia.
A gestão abrange o planejamento, análise, estudo, aplicação e acompanhamento de todos os aspectos de um negócio, neste caso, da sua farmácia.
Logo, a sua gestão de farmácia é responsável por:
- Estar em dia com as obrigações e pagamentos;
- Gerir o estoque;
- Garantir um atendimento impecável;
- Cumprir com as obrigações trabalhistas; entre outros.
Guia para uma gestão de farmácia impecável
Considerado que são diversas as coisas que uma gestão de farmácia abrange, nosso guia será voltado para dicas simples e práticas que você pode aplicar diante de todos os seus aspectos gerenciais.
#1 Mapeie seus processos
Quais são os processos da farmácia? O que é preciso para que tudo funcione adequadamente?
Pensar nesses aspectos permite que você conheça seus processos e seja capaz de implementar ações adequadas para garantir a efetividade em cada um deles.
#2 Conheça seus prazos
Guias de impostos, custos operacionais, salários…
Tudo isso possui prazos e são essenciais para garantir a conformidade da sua farmácia, portanto, conheça seus prazos e tenha controle sobre eles, seja por meio de uma agenda, software e afins.
#3 Atenção ao estoque
Quando se trata de uma farmácia, o estoque precisa ter uma atenção especial, especialmente por se tratar de medicamentos e itens que afetam diretamente a saúde e bem-estar de quem compra em seu negócio.
Por isso, muita atenção com o estoque e, se possível, invista em um sistema que te ajude a realizar isso.
#4 Use a tecnologia ao seu favor
Atualmente, os diversos sistemas gerenciais facilitam de forma considerável a rotina de gestores.
Sendo assim, por que não utilizar isso ao seu favor?
Existem softwares específicos para farmácia, focados na necessidade desse negócio, e outros mais gerais, cabendo a você estudar qual atende melhor suas necessidades com bom custo-benefício.
#5 Saiba delegar
Cuidar de todo um negócio sem o mínimo de suporte e esperar por resultados excelentes é basicamente impossível.
Isso porque são diversos os aspectos que precisam ser cuidados eficientemente, o que demanda tempo e expertise.
Por isso, saiba delegar tarefas, setores e afins, seja para seus colaboradores internamente quanto por meio da terceirização de alguns processos.
Tenha seus processos contábeis em dia!
Um aspecto que costuma demandar tempo, atenção com prazos e muita expertise é o contábil, por isso, delegar isso para uma contabilidade especializada em farmácias é uma decisão estratégica para o seu negócio.
E nós, da Acelera, somos essa contabilidade!
Dispomos de um time preparado para dar todo o suporte que você precisa, garantindo sua conformidade sem que você precise se preocupar com isso.
Portanto, não hesite em entrar em contato conosco e conheça mais sobre as nossas soluções.