Confira nossas dicas de como fazer um controle de estoque eficiente e prático para seu restaurante
Um controle de estoque bem montado e ajustado para o seu restaurante pode representar um aumento de faturamento no seu negócio
Uma parte fundamental da gestão do restaurante é o controle de estoque adequado. Por quê? Porque os lucros, ou perdas do seu negócio, são parcialmente determinados pela quantidade de ações que você realiza.
O controle de estoque ajuda a manter os custos das mercadorias vendidas e as perdas associadas ao desperdício de alimentos ao mínimo, ao mesmo tempo que garante alimentos frescos e de qualidade para seus clientes.
Realizando um bom controle de estoque
Se você deseja maximizar o retorno do investimento em suas ações, você está no lugar certo. Nesta postagem, abordaremos sete dicas para melhorar o gerenciamento de estoque do seu restaurante.
- Calcule o custo dos produtos vendidos
- Comece a rastrear perda de ingredientes
- Use software de controle de estoque
- Use relatórios de ingredientes
- Seja consistente
- Minimize o desperdício de alimentos
- Faça uma rotulagem correta de alimentos
Comece calculando
Com uma boa gestão de estoque, é mais fácil obter um relatório preciso dos lucros e perdas do seu restaurante.
Para descobrir quanto seu estoque está custando em um período específico de tempo, é necessário calcular o Custo dos Produtos Vendidos.
A otimização do seu cálculo depende de um bom controle de estoque. Por isso, ter um bom conhecimento do que está acontecendo dentro e fora do seu negócio, é fundamental para obter lucro e evitar perdas.
Rastreie a perda de ingredientes em cada serviço
O estoque nem sempre faz o que você quer, é por isso que a atenção constante aos detalhes é importante.
Em um mundo ideal, todo o estoque do seu restaurante acabaria nos pratos dos clientes e você seria capaz de associar cada grama de estoque às transações.
Manter o controle de cada derramamento e erro pode ser um pouco mais trabalhoso, mas, para fins de contabilidade, é importante fazer com que sua equipe adquira o hábito de registrá-los, seja um derramamento ou um pedido mal comunicado, o que resulta em desperdício de comida.
Use software de controle de estoque
Quando se trata de gerenciamento de estoque eficaz, a memória e a atenção aos detalhes podem não ser suficientes. Erros acontecem e as pessoas esquecem alguns compromissos – mas a tecnologia pode facilitar o controle de estoque preciso e minimizar erros evitáveis.
Portanto, você deve selecionar uma unidade que represente a menor quantidade do ingrediente. Você pode atribuir essas unidades de ingredientes aos itens do menu, observando o custo e a quantidade dos ingredientes que compõem esse item.
Use relatórios de ingredientes
Então, você inseriu cada ingrediente em estoque e atribuiu cada ingrediente a um item do menu em suas respectivas quantidades. O próximo passo é obter uma visão consolidada de onde seu estoque está indo.
Um Relatório de Ingredientes exibe a quantidade e o custo total dos ingredientes vendidos em um período específico. É uma ferramenta útil para determinar os níveis de estoque de produtos vendidos em um intervalo de datas especificado.
Ser consistente
Sem uma prática consistente de controle de estoque, você está sujeito a erros e ineficiência. O gerenciamento de estoque inconsistente acabará afetando seus resultados financeiros.
Primeiro, determine a frequência com que seus estoques devem ser verificados. As verificações frequentes, digamos, antes da abertura e após o fechamento de cada dia, significam que você pode recuperar as perdas mais cedo do que fazer trimestralmente, mensalmente ou anualmente.
Se você não estiver fazendo isso sozinho, certifique-se de eleger um membro confiável da equipe para ser responsável por seu estoque, como seu “chef” ou “maitre”.
Minimize o desperdício de alimentos
A relação entre desperdício de alimentos e gestão de estoque é circular. A redução do desperdício de alimentos leva a um melhor controle de estoque, e vice-versa.
Rotulagem correta de alimentos
Uma forma de reduzir o desperdício de alimentos e praticar um melhor controle do estoque de alimentos é fazer com que sua equipe adquira o hábito de rotular os alimentos corretamente.
Ao distribuir alimentos em recipientes diferentes, certifique-se de rotular a data em que foram feitos, uma data de validade, bem como quaisquer alérgenos que o alimento possa conter. Isso trará uma melhora em relação segurança e higiene alimentar.
Encontre soluções
Temos a sorte de viver em uma época em que empresas e empresários estão usando tecnologia para encontrar soluções para problemas sociais, como desperdício de alimentos.
Você também pode contar conosco, da Acelera, uma contabilidade especializada em restaurantes.
Possuímos expertise necessária para te ajudar com todos os cálculos relacionados ao controle de estoque, e, assim, entender melhor o seu negócio.