Como fazer carta de cobrança corretamente em sua autopeças

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Carta de cobrança: tudo o que você precisa saber para fazê-la corretamente em sua autopeças

A carta de cobrança é uma ferramenta útil na redução dos índices de inadimplência em sua loja de autopeças, e no artigo de hoje você vai entender como produzi-la da maneira correta.

Um dos desafios da maioria dos setores financeiros de empresas está em lidar com atrasos em pagamentos, nesse sentido, a carta de cobrança é uma ferramenta que traz muitos benefícios ao seu negócio.

Porém, existem estratégias que precisam ser usadas para que as chances de sua eficácia sejam aumentadas, e será sobre isso que vamos conversar em nosso artigo de hoje.

Evite calotes em sua autopeças! Entenda tudo a respeito da carta de cobrança!

O que é uma carta de cobrança

Carta de cobrança é um instrumento usado por muitos setores financeiros para lembrar clientes inadimplentes sobre dívidas existentes.

Ela é uma forma amistosa da sua autopeças buscar recuperar seus valores, sendo muito comum ser usada antes de medidas como protesto de títulos em cartório ou negativação do nome junto a órgãos de proteção de crédito, como o SPC e Serasa.

Como a carta de cobrança ajuda a controlar seus índices de inadimplência

Você já ouviu aquele ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado”?

Muitos clientes acabam não pagando suas dívidas por conta de esquecimento, mesmo aqueles que estão em débito devido a problemas financeiros. Quando você mantém sua empresa presente, faz com que as chances de sua loja de autopeças ser priorizada em pagamentos cresçam.

Além disso, nos casos de cobrança judicial da dívida, você poderá utilizar suas cartas de cobrança como prova processual, mas lembre-se de registrá-las devidamente. Uma dica é usar “aviso de recebimento” quando a correspondência for remetida pelos correios e “confirmação de leitura” ao serem enviadas por e-mail.

Cuidados que você deve ter ao produzir sua carta de cobrança

A carta de cobrança, por sua vez, não deve ser feita de qualquer maneira, assim, redigir sua carta de cobrança de forma estratégica contribui para que ela alcance então, seus resultados com mais facilidade.

Nesse aspecto, produzir uma régua de cobrança no seu negócio é uma tática que vai te ajudar dessa maneira, a ser mais efetivo nessa tarefa.

A régua de cobrança consiste no conjunto de ações que serão utilizadas para cobrar seus clientes de acordo com a quantidade de dias em atraso.

Ela busca estabelecer quais os canais (e-mail, correios, sms, contato telefônico, cobrança judicial, dentre outras) e também as formas como os clientes serão contatados.

Além disso, é importante que você tenha muito cuidado ao redigir o texto da sua carta de cobrança, jamais seja agressivo ou rude, use uma linguagem clara e demonstre compreensão.

Lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor veda ameaças, constrangimento físico, moral, dentre outros.

Para ficar claro, trouxemos o artigo 71 do CDC:

Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: 

Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.

Perceba que seu cliente pode estar passando por maus momentos em suas finanças, por conta disso, tenha cuidado para que você não ponha a perder todo um histórico de bom relacionamento.

Na carta de cobrança, além do valor da dívida e a data de vencimento, é importante que você disponibilize canais de atendimento, justamente a fim de que seu cliente possa entrar em contato com a sua empresa. Ademais, é interessante que, no próprio documento, também já sejam incluídas formas de pagamento que facilitem a quitação da dívida, condições de parcelamento é um bom exemplo disso.

E, para te ajudar na confecção de suas cartas de cobrança, trouxemos alguns modelos para te inspirar, mas lembre-se que é importante que você elabore seu próprio texto, tendo como base as necessidades do seu estabelecimento e o perfil do seu cliente: clique aqui e acesse os modelos.

Seguir essas dicas vai te ajudar a fazer uma carta de cobrança que dê resultados em seu negócio.

Como nós, da Acelera, podemos ajudar no controle do financeiro da sua loja de autopeças

Sabia que, além da carta de cobrança, outro aspecto que deve estar incluído nas rotinas do seu setor financeiro é a análise periódica de seus índices, principalmente aqueles relacionados à inadimplência?

E nisso, nós, da Acelera, podemos ajudar!

Somos uma contabilidade focada na melhoria dos resultados dos nossos clientes, e podemos fornecer informações valiosas à sua loja de peças automotivas para um melhor controle das suas finanças, através do trabalho do nosso setor contábil.

Esse é apenas um dos aspectos em que poderemos te ajudar.

Quer saber como nossa parceria vai contribuir para acelerar o desenvolvimento do seu negócio? 

Entre em contato que a gente te explica! ?

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