Entenda agora como utilizar a sazonalidade para obter lucro em seu comércio
A sazonalidade é algo que impacta diretamente a lucratividade dentro de uma empresa. Saber como funciona e como utilizá-la a favor de seu negócio são demandas essenciais a fim de manter a receita. Veja, no artigo, 5 dicas para utilizar a sazonalidade com o intuito de obter lucro.
Os objetivos principais de todo o comércio são obter lucros e alavancar o crescimento dentro do mercado.
Existem vários fatores que podem implicar a forma com a qual o comércio atua e recebe o retorno financeiro.
A sazonalidade é um desses fatores. Pode acarretar lucros ou prejuízos se o empreendedor não souber identificar esse acontecimento e agir estrategicamente para aproveitar as oportunidades do mercado.
Pensando nisso, trouxemos um artigo com 5 dicas valiosas para você, empreendedor, aplicar em seu comércio e para garantir uma maior lucratividade com as vendas sazonais.
Quer saber mais sobre como gerenciar seu negócio de forma efetiva e como melhorar os resultados financeiros em seu comércio? Clique nos links abaixo e tenha acesso ao material no nosso blog.
- Conheça os equívocos mais comuns quando se trata de folha de pagamento
- Conheça as principais obrigações contábeis e fiscais da sua empresa e organize suas rotinas
- Saiba como atingir o equilíbrio financeiro em sua empresa
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Acelera Contabilidade (@aceleracontabilidade)
O que é a sazonalidade?
A sazonalidade é uma mudança que ocorre nos padrões de vendas de diversos ramos de atuação do mercado. Tais oscilações ocorrem em determinados períodos de tempo, muitas vezes por influências externas e de comportamento do consumidor.
A implantação de estratégias, durante essas mudanças, pode não apenas evitar prejuízos com mudanças inesperadas, como também proporcionar uma grande lucratividade para os negócios.
Continue a leitura e entenda como se sair bem durante a sazonalidade.
1- Entenda e se planeje para as datas sazonais
Um planejamento prévio faz toda a diferença para obter bons resultados com as vendas sazonais.
Existem certos períodos do ano em que naturalmente um produto vende mais ou menos.
Da mesma forma se dá com a existência de datas comemorativas, com os períodos climáticos e com outros fatores que se relacionam, de forma direta, à comercialização de determinado produto, como, por exemplo:
- Natal;
- Ano-novo;
- Dias das mães, dos pais;
- Férias escolares;
- Volta às aulas;
- Verão;
- Inverno.
O ideal é ter um planejamento previamente elaborado com base no produto que deve ser investido e que não deve nas datas sazonais.
2- Estabeleça metas
Com um planejamento montado estrategicamente, está na hora de montar metas e de focar a realização delas, afinal o lucro é o principal objetivo. Saiba identificar qual caminho seguir para conseguir alcançar o que deseja.
Metas estabelecidas trazem um norte a ser seguido, evitando erros que, muitas vezes, podem passar despercebidos.
3- Invista em promoções
Sim, a venda sazonal é uma ótima oportunidade para fazer aquela oferta atrativa para o cliente.
Páscoa, Natal, datas comemorativas como Dia das Mães: isso tudo é excelente para chamar a atenção do cliente com promoções e com ofertas irrecusáveis.
4- Mostre o diferencial do seu produto
O que seu produto oferece ao cliente em termos de valor? Qual o benefício adquirido pelo cliente com a compra de seu produto que a concorrência não pode oferecer?
Essas perguntas devem ser respondidas por qualquer empreendedor na hora de comercializar um produto.
Quando o cliente compra algo que, além de um bom preço, oferece valor, o comercializador ganha fidelidade, satisfação e se torna referencial para o cliente.
5- Faça uma análise de resultados
Analisar os impactos das ações passadas é a melhor forma de identificar o que está dando certo para determinado período e o que ainda precisa ser melhorado ou modificado.
Com essa análise, a equipe irá entender e se especializar cada vez mais nos aspectos que funcionam e que geram lucros com a sazonalidade.
O diferencial de ter um profissional contábil
A contabilidade está diretamente ligada à organização fiscal e financeira da sua empresa. Por ser uma área que abrange todas as partes de uma empresa, contar com um profissional da área contábil que entende de organização e de gestão faz toda a diferença nos projetos exercidos em uma empresa.
Conte com a Acelera Contabilidade
Prestamos um serviço contábil completo. Somos especialistas na diminuição de impostos em empresas, contamos com profissionais preparados e estamos ansiosos para atender às necessidades e para ver o crescimento dos nossos clientes.