Entenda como é feito o cálculo do IR para empresas
O início do ano fiscal traz com ele diversas questões, e a principal delas é realizar o cálculo do IR para as empresas.
O Imposto de Renda é um tributo cobrado pelo Governo Federal sobre a renda das pessoas físicas e jurídicas. No caso das empresas, o IR é calculado sobre o lucro da companhia.
Nesse caso, o cálculo do IR para empresas é feito de acordo com o regime tributário adotado pelo negócio, que pode ser o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
Continue a leitura conosco para saber mais sobre o cálculo do IR para empresas.
Você também pode se interessar por estes artigos:
- Abrir CNPJ: veja passo a passo de como realizar;
- Abrir a própria empresa: qual a hora ideal?
- Já pode dar adeus ao desgaste e à perda de tempo na abertura de empresas, entenda como!
Como é feito o cálculo do Imposto de Renda para empresas?
O cálculo do IR para empresas é feito com base em seu regime tributário, por isso, a escolha desse regime é importante para o negócio durante todo seu funcionamento.
É importante juntar todas as informações de receitas, lucros e gastos durante os últimos 12 meses para comprovar ao Fisco o que está sendo declarado.
Portanto, para saber calcular o IR da sua empresa, você precisa ficar atento aos detalhes que envolvem o regime tributário.
A alíquota do IRPJ para o Lucro Real e Presumido é de 15%, com adicional de 10% sobre a parcela que ultrapassar 20 mil por mês.
Entretanto, quando falamos de Lucro Real, serão utilizadas as informações de receita demonstradas pela sua empresa.
Já no Lucro Presumido, é algo baseado em uma estimativa do lucro, obtida de acordo com o tipo de atividade exercida.
Se sua empresa se enquadra no Simples Nacional, seu IR será calculado através do próprio DAS, mas com alguns outros tributos presentes, que dependem da sua atividade.
Podemos concluir que o IR para empresas é calculado de acordo com o seu regime tributário e seu faturamento, mas é importante conhecer os detalhes para não pagar impostos a mais no seu negócio.
Sendo assim, contar com o apoio de uma contabilidade especializada pode ser a solução para que você se mantenha em dia com as suas obrigações tributárias, evite erros e consiga aproveitar formas legais de reduzir sua carga tributária.
Conte com o suporte da Acelera e evite erros!
Você pode contar conosco, da Acelera, para cuidar da apuração e declaração dos seus impostos.
Sabemos que a tributação no Brasil é muito complexa, causando muitas dúvidas nos empresários.
Por isso, contamos com uma equipe especializada e pronta para te ajudar a realizar o cálculo e a declaração do Imposto de Renda da sua empresa dentro do prazo e sem qualquer problema futuro.
Além disso, somos especialistas em redução de impostos. Logo, vamos analisar formas legais de conseguir a redução de sua carga tributária.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos te ajudar!