Atualizado em março de 2023.
Guia completo da restituição do Imposto de Renda
Saiba como funciona o processo de restituição do Imposto de Renda e como garantir a sua!
O Imposto de Renda é uma obrigação tributária tanto para empresas quanto indivíduos. Todos os anos, a Receita exige que as pessoas que se enquadram nas regras para o Imposto de Renda apresentem uma declaração à Receita.
O que muitos não sabem é que com essa declaração é possível fazer a restituição de valores pagos aos cofres públicos de forma indevida.
Por isso, neste guia completo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a restituição do IR, desde como ela funciona até como você pode fazer para receber o seu dinheiro mais rápido.
Não perca nenhum detalhe e fique por dentro do assunto!
O que é a restituição do IR e quem tem direito?
A restituição do Imposto de Renda é um “reembolso” feito pelo governo aos contribuintes que pagaram mais do que era devido durante o ano. É um processo administrativo que visa evitar que os contribuintes paguem impostos em excesso.
Desse modo, quando um contribuinte paga um valor excedente de imposto, a Receita Federal o identifica e devolve a diferença por meio da restituição de Imposto de Renda, que é possível por meio da apresentação da declaração de IR.
Saiba mais sobre a declaração do Imposto de Renda:
Quando começa a restituição do IR 2023?
Conforme divulgado pela Receita Federal, as restituições do Imposto de Renda 2023 começarão em 31 de maio e serão divididas em cinco lotes.
Lotes para a restituição do Imposto de Renda 2023:
- 1º – 31 de maio;
- 2º – 30 de junho;
- 3º – 31 de julho;
- 4º – 31 de agosto;
- 5º – 29 de setembro.
Como receber a restituição nos primeiros lotes?
Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e os professores, com sua fonte de renda principal proveniente do magistério, têm prioridade na restituição.
Também terá prioridade quem optar pela declaração pré-preenchida e por receber o reembolso via pix.
De modo geral, quem entrega a declaração primeiro, restitui primeiro. Portanto, se você ainda não começou a se preparar, separe logo a documentação para declarar seu IR e ter a restituição nos primeiros lotes.
O período de apresentação das declarações começou em 15 de março e vai até 31 de maio.
Como receber a restituição do Imposto de Renda?
Para garantir a restituição, a declaração de IR deve ser feita com total transparência, declarando todos os dados e documentos que comprovem o direito do contribuinte.
É evidente que esse é um processo complexo e que pode gerar muitas dúvidas aos contribuintes.
Por isso, é fundamental contar com o apoio capacitado de um contador na elaboração da declaração do IR para garantir que todas as informações estejam corretas e que você possa receber a sua restituição sem problemas.
A boa notícia é que a Acelera Contabilidade está à disposição para auxiliar na elaboração, envio e restituição dos valores na declaração do Imposto de Renda.
Com a nossa ajuda, você tem a garantia de uma declaração precisa e um processo de restituição mais rápido e eficiente.
Não hesite em entrar em contato conosco para obter o suporte necessário e ficar tranquilo durante todo o processo!
Clique aqui e fale com um especialista em Imposto de Renda!
Atualizado em março de 2023.