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Obrigações acessórias para farmácias: conheça as principais

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Atualizado em abril de 2023

Obrigações acessórias para farmácias: saiba quais são! 

Conheça as principais obrigações acessórias para manter sua farmácia em conformidade com a legislação.

Garantir a conformidade contábil e fiscal de uma empresa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se trata de cumprir as obrigações acessórias. 

Para as farmácias, em particular, as obrigações acessórias também são críticas, sendo dever do gestor estar a par de tudo que engloba tais obrigações.

Seja você um farmacêutico experiente ou um empresário iniciante, é fundamental entender as obrigações acessórias e como cumpri-las corretamente. 

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos este artigo com uma lista de obrigações acessórias que toda farmácia precisa manter em dia. 

Quer saber quais são? Então acompanhe até o fim!

O que são obrigações acessórias?

Para ter o entendimento completo das obrigações acessórias, é necessário olhar primeiro para as obrigações principais, também conhecidas como obrigações tributárias.

Essas obrigações principais correspondem ao pagamento de impostos, é basicamente o dever que toda empresa tem de calcular e recolher os tributos.

Já as obrigações acessórias consistem em documentos com fins de fiscalização. O seu principal objetivo é fornecer informações ao Fisco, ou a outros órgãos reguladores, a fim de permitir o controle e a fiscalização das atividades econômicas e do cumprimento das obrigações principais.

Caso queira saber mais sobre as rotinas legais de uma farmácia, veja abaixo… 

Quais são as principais obrigações acessórias para farmácias?

É importante ter ciência que as obrigações acessórias podem variar segundo a atividade econômica desenvolvida pela empresa e com o regime tributário adotado.

Algumas das principais obrigações acessórias que são exigidas em farmácias são:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Emissão das guias de recolhimento de tributos;
  • Entrega de declarações fiscais;
  • Escrituração contábil;
  • Elaboração da folha de pagamento e contracheques;
  • Declarações trabalhistas e previdenciárias.

Todas essas obrigações envolvem uma série de documentos, cabe ao gestor identificar o regime de tributação da empresa para saber com mais precisão as documentações que devem ser enviadas, as principais são:

  • Sped Fiscal (EFD ICMS/IPI);
  • ECD;
  • ECF;
  • DIRF;
  • RAIS.
  • DCTF, EFD- Contribuições;
  • GFIP;
  • CAGED.

O que acontece se as declarações acessórias não forem elaboradas?

O não cumprimento das obrigações acessórias pode resultar em sanções legais, como multas e outras penalidades, por isso, é importante que as empresas estejam atentas às obrigações acessórias aplicáveis ao seu ramo de atividade e cumpram corretamente todas as exigências legais.

Como garantir que todas as obrigações acessórias de sua farmácia estejam em dia e corretas?

Os gerentes, muitas vezes, se sentem sobrecarregados com a quantidade de informações que têm que analisar para cumprir as declarações acessórias. 

Por isso, é importante destacar que a contabilidade desempenha um papel fundamental nesse processo, ajudando a garantir a conformidade e a eficiência das operações financeiras da sua farmácia, facilitando a elaboração e envio das obrigações acessórias.

Saiba como otimizar suas rotinas tributárias e contábeis!

Como você viu, manter as obrigações acessórias em dia é crucial. Para ajudar nessa missão, a Acelera Contabilidade é o parceiro ideal.

As farmácias que desejam manter suas obrigações acessórias em dia podem contar com a atuação de uma empresa de anos de experiência no setor e uma equipe de contadores especializados.

A Acelera Contabilidade oferece soluções personalizadas para atender às necessidades de cada cliente. 

Por isso, não perca tempo e entre em contato conosco hoje mesmo para saber como podemos ajudá-lo a manter sua farmácia dentro da lei e no caminho do sucesso.

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