Entenda como funciona a substituição tributária e não pague mais impostos do que o devido!
Conheça a substituição tributária e de que forma ela impacta na tributação da sua autopeças
A tributação é uma questão que gera dúvida e muitas dores de cabeça em gestores dos mais diversos ramos…
Afinal, é algo extremamente necessário para o funcionamento de um negócio em regularidade, contudo, a legislação tributária é tão complexa que, comumente, erros ocorrem.
Sabendo disso e tendo visto muitas situações ocorrerem, resolvemos preparar este artigo para falar sobre um aspecto tributário que é de extrema importância para autopeças: a substituição tributária.
Entendendo essa questão, você poderá acabar com o pagamento excessivo de impostos para o Governo.
Substituição tributária – O que é e como funciona?
A substituição tributária é uma forma de arrecadar os tributos, onde a responsabilidade do pagamento do ICMS é atribuída a outro contribuinte, não ao vendedor do produto.
Esse é um regime aplicável em autopeças, portanto, significa que você não precisa arcar com o ICMS em regime de substituição tributária, sendo esse um imposto a menos a ser pago.
Contudo, o que ocorre é que muitos gestores não têm conhecimento sobre isso ou é realizada uma apuração inadequada e, assim, esse imposto acaba sendo pago de forma indevida.
Com isso, são gerados créditos tributários, que podem ser recuperados, contudo, o ideal é que os pagamentos sejam realizados corretamente para que todo esse processo não precise ser realizado.
3 dicas para não ter problemas com a substituição tributária
Para que essa não seja uma grande dor de cabeça em seu negócio, preparamos algumas dicas para que você lide adequadamente com essa questão e mantenha a plena conformidade da sua autopeças.
#1 Planejamento tributário
O planejamento tributário será essencial para diversos aspectos, a começar pelo enquadramento no regime tributário mais adequado, garantindo que você tenha os custos mais enxutos possíveis.
Além disso, com a elaboração de um plano tributário, aspectos como a substituição tributária serão considerados para que seja realizado da forma correta.
#2 Recuperação de créditos
Você pode já ter pago ICMS de forma indevida, e a recuperação de créditos é a solução para isso.
Assim, você consegue reaver para o seu caixa o que foi pago a mais nos últimos 5 anos.
#3 Suporte especializado
Para lidar com todas as suas questões tributárias de forma adequada, contar com quem entende do assunto é fundamental.
Por isso, o suporte contábil especializado em substituição tributária para autopeças é o caminho para a conformidade completa do seu negócio.
Conte com a Acelera!
E quando se trata de contar com uma contabilidade especializada em autopeças e preparada para te auxiliar com tudo isso, nós, da Acelera, somos os aliados ideais.
Nossa equipe possui vasta experiência atuando neste segmento e promovendo todo o necessário para os melhores resultados possíveis.
Assim, você deixa essas questões em nossas mãos e consegue dedicar sua atenção aos demais aspectos do funcionamento da autopeças.
Portanto, não perca mais tempo e nem tenha complicações com tributação, basta entrar em contato conosco.