Aprenda a reduzir impostos em sua farmácia!
É possível tornar a carga tributária nacional um pouco mais leve com medidas simples e muito eficazes. Leia o nosso artigo e veja como reduzir os impostos que você paga na compra de medicamentos.
Os farmacêuticos não sabem, mas há a possibilidade de reduzir impostos e de diminuir a carga tributária total que deve ser paga.
Muitas empresas da área acabam pagando em excesso porque não se atentam ou não possuem o conhecimento necessário.
Sendo assim, nada mais importante do que você aprender a ter uma boa redução de impostos na sua farmácia.
Além disso, é importante contar com o auxílio de um escritório de contabilidade para obter o planejamento tributário, pois, por meio dele, é mais fácil reduzir impostos. Aprenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo.
Reduzir impostos: veja como as farmácias podem obter esse benefício
A melhor forma de conseguir isso é através do conhecimento sobre os medicamentos.
Eles podem fazer parte tanto de uma lista positiva quanto de uma lista negativa, o que significa que não são tributados.
Portanto, esses medicamentos não seriam tributados nem pelo PIS nem pela Cofins nas farmácias.
A soma desses impostos representa em torno de 15,5% de tudo que é pago dentro das atividades de comércio, o que inclui a venda de medicamentos.
Então, se não há o pagamento desses impostos, não há como negar que é uma economia enorme para qualquer farmácia.
Por exemplo, quando é feito o pagamento de R$ 20 mil reais no DAS, que é o documento no qual todos os impostos são unificados para arrecadação do Simples Nacional, existirá uma redução de mais de R$ 3 mil em impostos.
O mais importante, então, é saber quanto do valor total do faturamento estará dentro da lista positiva e da lista negativa a fim de que, assim, seja possível reduzir imposto de maneira eficaz.
A lista positiva é aquela que define quais são os medicamentos que serão isentos no pagamento do PIS ou da Cofins, então não há a necessidade de arcar com impostos sobre eles.
Por outro lado, a lista negativa é aquela na qual são colocados os medicamentos monofásicos, aqueles que possuem uma única fase de pagamento.
Isso quer dizer que apenas a indústria responsável pela produção ou o importador do medicamento irá fazer o pagamento do PIS/da Cofins.
No caso, todo o resto da cadeia referente ao medicamento, como o distribuidor e o varejo, não vai precisar pagar imposto por ele.
Conhecendo um pouco sobre a lista neutra
Por último, temos a lista neutra, na qual a aplicação do imposto sobre os medicamentos que a compõem é normal.
Portanto, a empresa vai ter crédito quando realizar a compra e o débito quando fizer a venda, de acordo com qual seja o tipo da empresa; ou seja, se ela é Lucro Presumido, Simples Nacional ou Lucro Real.
Mas como essa lista é feita? Como conseguir saber quais os medicamentos que terão abatimento de imposto?
As listas (positiva, negativa e neutra) são geradas diretamente no sistema de vendas da própria farmácia.
Entretanto, você só vai poder beneficiar-se do não pagamento do imposto caso todos os medicamentos que fazem parte delas estejam adequadamente cadastrados – do contrário, isso não vai ser possível.
Você deve, então, não só cadastrar bem os produtos/medicamentos, mas também gerar corretamente a lista e enviar ao seu contador para que se possa reduzir imposto através do abatimento do PIS/ da Cofins.
Acelera: ajudando a sua farmácia a reduzir impostos e a aumentar o lucros
Reduzir impostos é algo que deve fazer parte das principais iniciativas da sua farmácia, uma vez que o valor pode ser usado para o crescimento do seu negócio.
Contate um dos nossos especialistas para receber mais orientações e para sanar todas as suas dúvidas!