Pesquisar
Close this search box.

Aumente seu lucro, sabendo realizar a correta precificação de produtos para sua farmácia

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Saiba Como Realizar O Calculo De Preco De Produtos Post (1) - Acelera Contabilidade

Descubra como a precificação de produtos pode ser determinante para o sucesso da sua farmácia e entenda como fazê-la!

Na gestão financeira de qualquer negócio, o objetivo central almejado pelo gestor é o lucro…

Para isso, existem 3 caminhos possíveis de serem seguidos:

  1. O aumento de faturamento;
  2. A diminuição de despesas; ou
  3. Ambos.

Desse modo, caso sua empresa esteja buscando por otimizar seus lucros, mas a precificação de produtos seja um empecilho no caminho, no artigo de hoje, vamos te ensinar como lidar com esse desafio de maneira lógica e planejada e, assim, definir o melhor preço para os seus produtos, ao mesmo tempo em que segue o terceiro caminho para a otimização do seu lucro – o aumento de faturamento e redução de despesas.

Sendo assim, vamos entender agora como realizar a precificação de produtos para farmácia…

Precificação de produtos para farmácia – como fazer?

De maneira bem simplista e direta, a precificação de produtos é realizada da seguinte forma:

Custos De Produção + Margem De Lucro = Preço Do Produto

Contudo, é preciso ir um pouco mais além na definição de um preço que seja minimamente aceitável pelo seu público, ao mesmo tempo que te traga lucro.

Desse modo, separamos alguns dos principais aspectos que a sua farmácia deve se atentar para a definição de um preço atrativo:

Concorrência

Começando pela concorrência, é muito importante que você acompanhe de perto os preços praticados pelos seus concorrentes…

Isso garante que você sempre saiba quando eles estão aumentando ou diminuindo suas precificações, o que impacta diretamente no valor percebido pelos medicamentos e demais produtos que você oferece.

Desse modo, busque sempre estar perto do preço praticado pelo mercado, ainda mais se o seu preço for maior, assim, você evita de afastar clientes por parecer careiro – mesmo em bairros com maior ticket médio.

Despesas e Custos Envolvidos

Analisado o mercado de concorrência, chega a hora de olhar para dentro da sua operação e identificar tudo o que encare os seus produtos.

Na verdade, tudo, direta ou indiretamente, pode estar ligado à composição do seu preço….

Contudo, tome cuidado com os cortes que vai fazer para que não acabem por prejudicar o seu negócio…

Um exemplo disso é no caso do corte de alguma regalia aos clientes, como a música ambiente. Alguns dos seus clientes podem gostar da sua farmácia justamente pela música ambiente e cortá-la só te jogaria à ampla concorrência, sem um diferencial, hipoteticamente.

Sendo assim, a melhor ação a se tomar é se atentar a gastos administrativos, gerenciais e operacionais, como o caso da sua carga tributária que pode ser revisada – serviço que nós, da Acelera, oferecemos com precisão –, assim, é possível identificar medicamentos e produtos com uma apuração reduzida, o que impacta diretamente na composição do seu preço.

E a identificação de medicamentos com tributação duplicada é bem comum no Brasil, portanto, recomendamos que entre em contato o quanto antes para avaliarmos o aspecto tributário dos seus produtos!

Vendas Indiretas

E, portanto, já que falamos da redução de despesas, vamos focar no outro lado da moeda que chamamos de otimização de lucro: o aumento do faturamento!

Para isso, você pode recorrer a uma precificação de produtos já pensada em vendas indiretas, como, por exemplo, pacotes de produtos de higiene pessoal com desconto, medicamentos com maior saída em datas sazonais, queima de estoque, entre outras estratégias que vendam mais, por uma precificação de produtos que seja reduzida ao cliente, mas que, na ponta do lápis, está se acordo com o que o seu caixa necessita.

Para entender melhor essas estratégias e aplicá-las em sua rotina de trabalho, fale com um de nossos especialistas agora mesmo, para isso, basta acessar essa página: Contabilidade para Farmácias.

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados