Leia o nosso artigo e descubra agora mesmo como os registros contábeis podem ajudar o seu restaurante
Aplicar uma boa solução relacionada aos registros contábeis pode ser o diferencial que o seu restaurante está precisando!
Pequenos restaurantes, se duram muito tempo, estão sempre super ocupados, preparando e servindo refeições, bebidas e cuidando da organização do estabelecimento.
Com clientes entrando e saindo continuamente, o tempo do proprietário de um pequeno restaurante é muito valioso.
Mas quando se trata de contabilidade, um restaurante não deve economizar!
Nossas dicas úteis para manter os registros contábeis do seu restaurante são apenas alguns dos processos para a melhoria da sua gestão.
Afinal, para manter os registros contábeis em ordem, você deve se atentar a alguns fatores que podem influenciar um bom controle de registros contábeis, entre eles:
- Receitas de vendas;
- Despesas;
- Folha de Pagamento;
- Impostos.
Abaixo, iremos abordar um pouco mais sobre cada categoria mencionada, entender como cada uma dessas categorias pode te ajudar a aprender mais sobre registros contábeis.
Dicas para manter registros contábeis para um pequeno restaurante
Tão consistente quanto lavar os pratos, um pequeno restaurante deve trabalhar para equilibrar os livros.
Após cada turno, dia, semana ou mês, uma análise cuidadosa das quatro categorias principais pode economizar tempo e dinheiro para sua empresa.
Receitas de vendas
Após cada turno e após cada dia, um pequeno restaurante deve manter os registros de suas receitas de vendas.
A maioria das caixas registradoras imprime relatórios que rastreiam os impostos sobre vendas de alimentos em diferentes categorias, incluindo entradas, aperitivos e bebidas.
Sugerimos que sua empresa tente manter uma planilha para controlar a receita de vendas.
Você pode criar categorias para comparar prós e contras em turnos, dias e semanas de operação.
Enquanto mantém os registros contábeis de um pequeno restaurante, registre os impostos sobre vendas, separadamente.
Em sua planilha, indique quais pagamentos são em dinheiro, débito ou cartão de crédito. O rastreamento da receita de vendas ajuda seu restaurante a fazer pagamentos precisos de impostos sobre vendas.
Despesas
Vale a pena rastrear todas as despesas e pagamentos efetuados para avaliar adequadamente a lucratividade do seu restaurante.
Comece registrando e arquivando todos os recibos de vendas, faturas, contas mensais, folha de pagamento, aluguel, serviços públicos e outras compras diversas.
No final de cada período contábil, você deve calcular as despesas totais.
Ao manter os registros contábeis de um pequeno restaurante, as despesas gerais podem ser derivadas da soma dos totais das categorias.
Apenas subtraindo as despesas totais da receita total de vendas, você pode determinar o lucro ou prejuízo líquido do seu restaurante.
Então, seu restaurante dará um salto inicial no planejamento e preparação de impostos para serem pagos.
Folha de pagamento
É importante manter registros detalhados da folha de pagamento, porque isso garante empregos precisos e valores de imposto retido na fonte.
Um registro detalhado da folha de pagamento permitirá que um restaurante subtraia as retenções municipais, estaduais, federais e da Previdência Social em cada cheque de pagamento.
Como a maioria dos funcionários de restaurantes é paga por hora e ganha o resto em gorjetas, faz sentido exigir que os funcionários descrevam os extras em cartões de ponto ou em um formulário separado, apropriado para esse fim.
É então responsabilidade do funcionário pagar imposto de renda sobre o valor bruto da gorjeta.
Impostos
Ao manter os registros contábeis de uma pequena empresa, lembre-se de que muitas localidades e muitos estados têm um imposto específico em relação aos restaurantes.
Seguindo nossas dicas e analisando sua demonstração de lucros e perdas, seu pequeno restaurante pode estar no caminho da saúde financeira.
Conte sempre com a Acelera!
Seguindo essas dicas, você certamente estará no caminho certo, mas se você quer planejar os registros contábeis de forma assertiva e não ter preocupações, conte com a Acelera, uma contabilidade especializada em Supermercados.
Contamos com know-how nas áreas tributárias, fiscais e trabalhistas.