Pesquisar
Close this search box.

O controle de desperdício é uma atividade indispensável à gestão empresarial.

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Tudo O Que Voce Precisa Saber Sobre Controle De Desperdicio Para Adotalo Em Sua Empresa Blog - Acelera Contabilidade

Aprenda como fazer o controle de desperdício e adotar boas práticas em sua empresa

O controle de desperdício é de suma importância para o crescimento e redução de custos em qualquer empresa. Leia o nosso artigo para saber mais.

O controle de desperdício é indispensável para melhorar a gestão e reduzir custos em qualquer empresa.

Esse tipo de procedimento é muito importante para aumentar os índices de eficiência e eficácia, bem como propiciar melhoras nos resultados financeiros percebidos.

Essa é, certamente, a melhor forma de evitar prejuízos e ter um controle efetivo de elementos como estoque, insumos e fluxo de caixa. 

Neste artigo, explicaremos a você o que é o controle de desperdício, e como efetuá-lo de maneira efetiva dentro das atividades de seu negócio. 

Daremos também algumas dicas de boas práticas para você começar a implantar agora mesmo e aprimorar suas operações.

Quer saber mais? Então, confira!

O que é controle de desperdício?

O controle de desperdício consiste em uma espécie de programa desenvolvido por empresas para reduzir perdas. Por meio dele, minimiza-se a exposição a riscos dessa natureza.

Ele é constituído por um conjunto de processos para identificar, avaliar e elaborar um plano de ação relacionado a esses fatores.

As principais causas para perdas e prejuízos nas empresas são:

  • falhas na gestão de estoque;
  • acidentes;
  • avarias;
  • armazenamento inadequado;
  • desvio de insumos.

Por que o controle de desperdício é importante?

O principal motivo pelo qual o controle de desperdício é importante é, justamente, a redução de custos e a consequente maximização dos lucros em uma organização.

Dessa forma, a sua saúde financeira melhora, sendo percebidos resultados mais efetivos ao longo do tempo.

O que é a metodologia 5S para controle de desperdício?

Essa metodologia, de origem japonesa, significa:

  • SEIRI (senso de utilização);
  • SEITON (senso de organização);
  • SEISO (senso de limpeza);
  • SEIKETSU (senso de padronização e saúde);
  • SHITSUKE (senso de disciplina e autodisciplina).

Algumas boas práticas para o controle de desperdício

Veja algumas boas práticas que podem ajudar sua empresa no controle de desperdício:

  • gestão eficaz de estoque;
  • registro detalhado de todas as movimentações (entradas e saídas);
  • controle rigoroso de armazéns;
  • mapeamento de processos e identificação de falhas;
  • realização de inventários;
  • implantar indicadores de desempenho;
  • desenvolver e aprimorar políticas internas;
  • criar um setor especializado para cuidar do assunto;
  • capacitar e treinar recursos humanos;
  • investir em tecnologia e automação de procedimentos.

Acelera Contabilidade: uma assessoria contábil de excelência para um negócio de sucesso!

O controle de desperdício é de extrema importância para a boa gestão e administração das empresas em geral.

A partir da identificação de falhas e gargalos relacionados à produtividade, estoque e outros fatores, é possível ter um diagnóstico efetivo dos pontos a serem aprimorados.

Entretanto, nem sempre o empreendedor possui experiência ou conhecimento suficientes para rastrear corretamente quais são esses pontos e corrigi-los.

Portanto, deixe essa tarefa para quem entende do assunto! Deixe com a Acelera Contabilidade!

Nossa equipe é composta por profissionais altamente capacitados e experientes, prontos para elaborar o melhor planejamento e definir estratégias para minimizar perdas em seu negócio.

Entre em contato conosco e obtenha uma assessoria contábil completa e de excelência no mercado por um excelente custo-benefício!

Contratar um contador para realizar uma estratégia de controle de desperdício eficiente!

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recommended
Os documentos contábeis fazem parte das obrigações da empresa e…
Cresta Posts Box by CP