Pesquisar
Close this search box.

Precificação de produtos: Como fazer em um restaurante?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Vejacomofazeraprecificacaodeprodutosdoseurestaurante Post (1) - Acelera Contabilidade

A Lucratividade Do Seu Restaurante Depende Da Sua Precificação De Produtos, E Isso Não Significa Colocar Os Preços Lá No Alto!

Entenda como realizar a precificação de produtos do seu restaurante e obtenha os resultados que você almeja!

O seu restaurante pode oferecer comidas extraordinárias, um atendimento agradável e uma experiência inesquecível, porém, sem a precificação de produtos adequada, os lucros que você almeja permanecerão sendo apenas um sonho… 

Parece meio duro iniciar o artigo assim, entretanto, é um alerta que precisamos fazer, pois vimos essa ser uma realidade inúmeras vezes para os restaurantes. 

No meio de todos os processos para oferecer o melhor no restaurante, alguns aspectos acabam sendo deixados de lado, como a precificação de produtos, porém, esse é um fator decisivo para os resultados que você irá obter. 

Sendo assim, hoje, viemos te mostrar como realizar de forma adequada a precificação de produtos do seu restaurante.

Como precificar sem erros? 

Bom, não é possível simplesmente não errar, porém, você pode encontrar um valor justo para você e seus consumidores apenas considerando os fatores certos. 

O segredo da precificação de produtos está em analisar os detalhes que permeiam o seu restaurante e encontrar o valor necessário para arcar com os custos e despesas, obter lucro e ser justo com o público. 

Mas, para isso, é preciso ter muito claro que: 

Preço alto não é sinônimo de muito lucro!

Aliás, simplesmente definir um preço caro pode afastar os seus clientes…Sendo assim, vamos aos pontos que você realmente precisa considerar!

O que considerar para fazer a precificação de produtos?

Já tendo esclarecido que simplesmente definir um preço alto e aleatório não é – nem de longe – a melhor forma, vamos aos pontos que você realmente precisa se atentar!

Custos fixos e variáveis 

A primeira coisa é levantar quais são os custos fixos e variáveis do seu restaurante, ou seja, os custos que você tem a cada período de tempo de forma definida e os que são esporádicos. 

Coloque isso em uma planilha e não deixe nenhum custo de fora! 

Custo de produção 

Aqui, se trata do que é preciso para você servir seus pratos, bebidas e afins… 

Sendo assim, contabilize custos com fornecedores, insumos e utensílios, de forma a ter um valor médio de quanto é preciso para produzir o necessário para seu restaurante funcionar. 

Atenção com a concorrência 

Se o seu preço for o dobro de um restaurante do outro lado da rua, para onde você acha que os clientes irão? 

Pois é… tenha atenção com os preços que estão sendo colocados nos restaurantes concorrentes ao seu. 

Realize os cálculos necessários 

Claro que todos esses pontos anteriores podem demandar cálculos além das análises, porém, existem alguns específicos que não podem ficar de fora e vamos elencar a seguir: 

  • Preço de venda;
  • A margem de lucro;
  • Mark-up; entre outros. 

Ponto de equilíbrio contábil 

É crucial que você tenha um valor total de todos os custos e saídas que seu restaurante tem no mês, pois esse valor é o mínimo que você precisa faturar para não ter prejuízos, sendo seu ponto de equilíbrio. 

O que ultrapassar esse ponto, são os seus lucros! 

Tenha tranquilidade quanto aos seus números! 

A precificação de produtos é um entre tantos aspectos do seu restaurante que demandam sua atenção… 

Porém, a base para ele funcionar e os resultados positivos serem obtidos é a regularidade em relação às suas obrigações e um financeiro impecável. 

E nós, da Acelera, somos os aliados ideias para te ajudar com isso! Nossa equipe é especialista em contabilidade para restaurantes, e estamos prontos para promover toda a tranquilidade em relação aos seus números para que seu faturamento seja sempre positivo, suas obrigações estejam em dia e você possa focar no sucesso do seu negócio. 

Para isso, basta contar conosco. 

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recommended
Criada pela agência iDTBWA, campanha traz histórias reais de empreendedores…
Cresta Posts Box by CP