Gestão de perdas: Saiba o segredo de como realizar de forma eficiente e prática.
Na hora de gerenciar uma empresa é necessário se atentar a vários setores para otimizar os lucros. Diminuir a incidência de perdas é essencial para esse processo. Quer entender como realizar uma prevenção de perdas eficiente? Leia o artigo e entenda como.
Todo o empresário está em constante busca de maneiras para otimizar os lucros na sua empresa.
Toda empresa precisa fazer uma gestão eficiente dos serviços ou produtos vendidos, do financeiro, fiscal, entre outros. Essa gestão é essencial para manter a saúde financeira.
Mas você empresário, sabe a importância da gestão de perdas para a sua empresa?
Sim, fazer uma gestão de perdas é tão importante para o sucesso e lucro de uma empresa como qualquer outra gestão dentro do negócio.
Gerir tantos setores e fatores que implicam diretamente na saúde financeira da sua empresa não é tão fácil, demanda tempo e conhecimento apurado sobre as áreas.
Por isso, trazem um artigo de maneira simplificada para te ajudar a entender como realizar uma gestão de perdas eficiente em sua empresa, continue lendo e entenda.
Quer ver mais dicas sobre gestão do financeiro e não ter o desperdício de lucro em sua empresa? Veja os artigos abaixo e veja como ter uma gestão mais efetiva do dinheiro da sua empresa.
- Empresário, você sabe para onde está indo o dinheiro da sua empresa?
- Conheça os equívocos mais comuns quando se trata de folha de pagamento
- Conheça as principais obrigações contábei e fiscais da sua empresa e organize suas rotinas
O que é a gestão de perdas?
A gestão de perdas é um processo pelo qual a empresa busca diminuir as perdas, no caso gerenciar os riscos de perdas dentro do negócio, diminuir desperdícios e consequentemente aumentar a lucratividade da empresa.
Por que realizar a gestão de perdas?
Não realizar uma prevenção de perdas dentro da sua empresa impacta diretamente na lucratividade, tendo em vista que são muitos os motivos que levam a empresa a perder produtos, matéria prima, etc.
É necessário identificar os setores que mais perdem dentro da empresa e implementar soluções para a diminuição desses riscos de perda.
Uma gestão de perdas faz uma diferença considerável no ponto de vista financeiro da sua empresa.
Quais as causas das perdas dentro de uma empresa?
As causa de perdas devem ser analisadas em cada empresa de acordo com o produto vendido e às particularidades, mas no geral, há alguns motivos frequentes nas empresas que pode estar causando perdas e desperdícios, como por exemplo:
- Má gestão do estoque, armazenagem, contagem incorreta;
- Desvios, furtos;
- Produtos fora da validade de uso;
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Acelera Contabilidade (@aceleracontabilidade)
O que leva a sua empresa a ter essas perdas.
Esse ponto é essencial para garantir a prevenção de perdas futuras.
Saiba como ocorriam as perdas, quais os principais motivos que levavam a sua empresa a sofrer baixas.
Após isso, identifique como era feita essa gestão anteriormente, e o que não funciona no caso da sua empresa para não cometer mais os mesmos erros de gestão.
Como realizar uma gestão de estoque em uma empresa?
- Tenha uma equipe formada para realizar a gestão de perdas
Ter uma equipe treinada para realizar as tarefas é uma garantia de sucesso.
Além disso, mantenha sua equipe como um todo, motivada e bem incorporada com a empresa para evitar problemas internos, como extravio de mercadorias e até mesmo roubos.
- Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia é um aliado necessário para todos os setores da empresa, contar com ferramentas, como softwares para otimizar os processos de gestão garantem melhores resultados em menos tempo.
- Identifique onde se concentram os principais riscos de perdas na sua empresa
Para conseguir identificar os motivos que causam as perdas, identifique antes quais setores são mais afetados, quais produtos ou materiais se sofrem maior incidência e riscos de perda.
Quais os benefícios de realizar a prevenção de perdas?
- Redução dos custos;
- Maior produtividade;
- Melhoria na realização dos processo;
- Aumento nos lucros.