Pesquisar
Close this search box.

Giro de estoque: como organizar os bastidores da sua farmácia

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Fique Por Dentro De Tudo Sobre O Giro De Estoque Para As Mercadorias Da Sua Farmacia Post - Acelera Contabilidade

Saiba como ter um giro de estoque efetivo em sua farmácia

Conheça os principais benefícios de um bom gerenciamento do seu giro de estoque

Em meio ao caos da saúde e também da economia brasileira, devido aos desdobramentos da pandemia de covid-19 que ainda não terminou, você – ao menos – não precisou fechar as portas da sua empresa, pois a sua farmácia é considerada essencial à sociedade.

Obviamente, por conta disso, você, se não aumentou o seu faturamento, pelo menos manteve a rentabilidade, até mesmo porque mesmo com o coronavírus circulando por aí, as demais enfermidades não deixaram de existir e as pessoas continuam precisando de medicações para alguma finalidade.

Pois bem, a gente sabe que não basta ter um bom faturamento para que o seu departamento contábil e financeiro seja impecável e, inclusive, o mau gerenciamento dessas demandas pode representar certos prejuízos, por mais que eles não sejam percebidos de uma forma direta.

Pensando nisso, hoje a gente vai bater um papo sobre um recurso que é muito importante dentro do gerenciamento da sua farmácia: o giro de estoque.

Então, se esse é um dos problemas recorrentes na sua gestão, é hora de conhecer tal recurso e entender os benefícios, justamente para que você continue nos trilhos da excelência do seu negócio.

Sendo assim, sem mais floreios, vamos ao que interessa!

Entenda o que é giro de estoque e os seus benefícios

Bom, é lógico que toda farmácia precisa ter um estoque de medicamentos e demais insumos, com os devidos cuidados e respeito às normas de armazenamento, fato que você já sabe muito bem.

Quando falamos em giro de estoque, estamos tratando da estratégia relacionada à movimentação dessas mercadorias, que precisam “rodar” por conta de vários motivos, sendo um deles o prazo de validade.

Ou seja, amigo gestor, é necessário ter uma gestão bastante efetiva da sua armazenagem para que tudo seja feito de forma inteligente e, por isso, logo abaixo vamos te mostrar como realizar tal cálculo:

Giro de estoque = Vendas (Total) / Média de Volume do Estoque

Em termos práticos, vamos supor que você tenha um volume mensal de estoque de 6 mil em determinado medicamento e durante o período de 1 ano você realiza a venda de 24 mil unidades, logo, o seu giro de estoque é de 4, o que significa que a renovação efetiva e completa do seu estoque foi realizada 4 vezes.

Quando você tem um giro de estoque abaixo do esperado, em determinados períodos, a estratégia mais inteligente é realizar ações como:

  • Reduzir o preço (dentro da sua margem);
  • Anunciar promoções;
  • Expor determinado item em locais de fácil visibilidade na sua farmácia (quando é permitido).

O importante é que você tenha sempre um bom controle desses aspectos internos e tudo seja gerenciado por meio de um bom planejamento e organização.

Conte com a Acelera!

Que tal parar de uma vez por todas de assumir todas as responsabilidades da sua farmácia para si mesmo e começar a priorizar o suporte de especialistas, justamente com o objetivo de te auxiliar na gestão do seu negócio?

Nós, da Acelera, podemos te ajudar, afinal, somos uma contabilidade especializada em farmácia e estamos prontos para entender a realidade contábil e financeira do seu negócio, realizar diagnósticos assertivos e propor as melhores alternativas para o desenvolvimento sustentável e efetivo da sua empresa.

Conosco, você tem a garantia de excelentes profissionais atuando lado a lado com você!

Portanto, para saber mais sobre os nossos serviços especializados, basta nos contatar agora mesmo.

QUERO OBTER SUCESSO!

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados