Pesquisar
Close this search box.

Redução de despesas: quais gastos devo cortar em minha empresa?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Redução De Despesas Quais Gastos Devo Cortar Em Minha Empresa Blog (1) - Acelera Contabilidade

Como fazer uma redução de despesas efetiva em sua empresa

Confira 6 dicas efetivas de como conseguir a redução de despesas em sua empresa

Todo empresário sabe que é fundamental realizar o bom gerenciamento das finanças para manter a sustentabilidade do empreendimento e garantir sua estabilidade. Porém, mesmo assim, a redução de despesas pode acabar sendo necessária.

Entretanto, é importante que você não veja essa redução como um sinal de derrota. Além disso, não fique esperando o dinheiro faltar para apelar para essa medida.

A redução de despesas pode otimizar as entradas da empresa, direcionando os recursos que estão sobrando em um setor para setores mais carentes, melhorando os processos e equilibrando a balança.

Então se você quer saber onde deve cortar os gastos na sua empresa para realizar uma redução de despesas, continue lendo esse texto e não tenha mais dúvidas sobre o assunto.

Leia também:

Como fazer uma redução de despesas na minha empresa?

Antes de tudo, a primeira coisa que deve ser feita é uma análise dos custos e gastos do empreendimento para poder estabelecer uma visão correta do negócio e não cortar de onde não deve.

Fazer essa análise periodicamente, mantendo um histórico de entradas e saídas, facilita muito o trabalho no momento da redução de despesas.

Veja a seguir mais algumas dicas para conseguir fazer uma redução efetiva.

1. Banco de horas

Se você paga horas extras, uma boa alternativa para a redução de despesas é adotar o sistema de banco de horas. Com isso, sua empresa poderá economizar o valor das horas extras e o funcionário pode recuperar as horas de trabalho a mais em folgas.

Mas atenção, pois, para não incorrer em nenhum problema judicial, é preciso que o funcionário receba o “pagamento” dentro do ano corrente, caso contrário, o pagamento deve ser feito na forma de hora extra.

2. Demissão pode não ser a solução

Para fazer uma redução de despesas, as empresas pensam logo em demitir alguns funcionários. Entretanto, os custos desse processo podem acabar se tornando inviáveis, aumentando ainda mais o problema financeiro. 

Portanto, antes de optar por uma demissão, avalie o tempo de serviço do funcionário e o tempo que um novo funcionário poderá levar para atingir a mesma experiência do que saiu.

3. Renegocie os débitos

Você tem cartão de crédito atrasado, financiamento no banco, empréstimo, entre outras dívidas?

A solução é tentar uma renegociação dos valores com os seus credores, minimizando juros e melhorando as condições.

Entretanto, avalie bem se a empresa terá como honrar com o novo acordo para não perder a credibilidade e o crédito no mercado.

4. Telefonia e internet

Pode parecer algo muito pequeno, mas gastos com telefone e internet podem ser os responsáveis por um grande custo para a empresa.

Então avalie a real necessidade da empresa, consulte os planos, veja se você realmente usa tudo aquilo que paga, e procure um plano mais adequado ao negócio. Você pode até tentar negociar um desconto com a operadora.

5. Analise o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a ferramenta responsável por mostrar ao empreendedor o caminho que os valores percorrem dentro da empresa. 

Assim, você pode ver qual setor está tendo mais saídas, qual está mais carente, e fazer uma redução de despesas, organizando a bagunça.

6. Cuidado com o estoque

Produto em estoque significa dinheiro parado e despesas com armazenamento. Então é importante avaliar o seu estoque para adequá-lo à demanda, evitando ficar com produtos obsoletos e desvalorizados.

Dica extra: conte com o suporte especializado da Acelera Contabilidade

Cada empresa possui um funcionamento específico e nem sempre a redução de despesas realizada em uma irá funcionar em outra. 

Portanto, a principal dica é avaliar bem a sua empresa, conhecer os processos e entender por onde o dinheiro transita. Assim, fica mais fácil realizar uma redução estratégica.

Para tanto, contar com uma contabilidade especializada é fundamental. Afinal, você terá especialistas contábeis auxiliando em todos os processos e indicando os melhores caminhos a seguir.

E nós, da Acelera Contabilidade, oferecemos uma assessoria contábil, fiscal e de departamento pessoal completa para manter sua empresa organizada, saudável, lucrativa e em plena conformidade legal.

Portanto, entre em contato conosco!

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recommended
Migrar empresa: como funciona? É importante saber como migrar sua…
Cresta Posts Box by CP