A revenda de autopeças: entenda sobre os principais problemas monofásicos
Empresas de autopeças do Simples Nacional estão dentro da tributação monofásica e, muitas vezes, ignoram esse status, o que leva a problemas mais tarde
Você já ouviu falar em tributação monofásica? Este é um tipo de tributação extremamente importante utilizado no Brasil. Ter conhecimento neste assunto pode ajudá-lo a melhorar os resultados de sua empresa, portanto é fundamental aprender um pouco mais sobre o assunto.
Hoje, vamos discutir sobre os problemas que a tributação monofásica pode causar na revenda de autopeças. Confira!
Quer saber mais sobre tributação em autopeças? Veja, também, os materiais abaixo:
- Tributação monofásica de autopeças: como funciona?
- Saiba tudo sobre impostos de importação para autopeças
- Redução de impostos: como realizar?
O que é o regime monofásico?
O regime monofásico (tributação monofásica ou concentrada) é um método pelo qual a indústria ou equivalente cobra impostos de toda a cadeia de produção de um determinado produto ou serviço.
Em outras palavras, os revendedores, como atacadistas ou varejistas, não são obrigados a pagar o imposto. Aqueles que importam ou produzem esses produtos, portanto, são responsáveis pelo PIS e pela Cofins. Aqueles que revendem, por outro lado, não pagam.
Entenda mais sobre PIS e Cofins
- Sob o PIS (Programa de Integração Social), os empregadores financiam o seguro-desemprego, bônus e participação nas receitas arrecadadas por agências e entidades públicas e privadas.
- A Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) é um imposto federal que financia a previdência social, a assistência social e a saúde pública, principalmente através de empresas privadas.
Como a tributação monofásica funciona?
O sistema de tributação monofásica foi criado para auxiliar a Receita Federal na realização de inspeções. Ele é cobrado nas fases iniciais de distribuição de mercadorias, tanto de importação como de produção interna.
Como o imposto extra é geralmente absorvido pelos distribuidores e fabricantes no preço final, alguns itens têm um custo maior como resultado. Assim, sua oficina não tem que pagar os impostos diretamente.
Problemas monofásicos na revenda de autopeças
A regulamentação de serviços ou produtos monofásicos é complexa. Empresas desatentas que categorizam inadequadamente seus produtos ou negligenciam o planejamento tributário perdem competitividade, têm dificuldade em calcular margens de lucro e estabelecer preços, bem como são lentamente excluídas do mercado.
Conhecer as regras tributárias é tão importante quanto conhecer a classificação dos produtos. A categorização errada dos produtos monofásicos, que já foram tributados em etapas anteriores, ocorre frequentemente. Como resultado, estes produtos são novamente tributados, resultando em dupla tributação.
Esse é o grande problema quanto aos produtos monofásicos na revenda de autopeças, a bitributação, que acaba prejudicando diretamente o faturamento e a lucratividade na revenda de autopeças.
O imposto PIS/COFINS monofásico, que se aplica a inúmeros produtos, é um dos mais duplamente tributados e, nesse sentido, prejudicial. A dupla tributação e as perdas podem ser evitadas procurando o conselho de um bom assessor fiscal. Certifique-se de estar ciente do regime monofásico e procure aconselhamento fiscal profissional para garantir uma gestão fiscal adequada.
A assessoria fiscal é fundamental para o sucesso de seu negócio!
Conte com o apoio especializado da Acelera Contabilidade!
Somos especialistas em atender autopeças; com nossa expertise, lidar com o sistema de tributação monofásica ficará fácil.
Conte com o nosso apoio em suas autopeças e comece a reduzir seus custos com a tributação tirando proveito dos produtos monofásicos, otimizando, assim, seus lucros.
Entre em contato conosco agora mesmo!