A emissão de notas fiscais é essencial para qualquer empresa.
A emissão de notas fiscais é relativamente simples, mas precisa ser realizada corretamente. Leia o nosso artigo para saber mais.
A emissão de notas fiscais é uma tarefa indispensável para o funcionamento e a conformidade de qualquer empresa.
Esse processo é extremamente importante para garantir a integridade do seu negócio, e também ajuda a construir um melhor relacionamento com os clientes.
Todavia, muitos empreendedores ainda possuem dúvidas sobre como registrar e disponibilizar esse documento, principalmente os iniciantes.
Os procedimentos necessários são mais simples do que se imagina, bastando alguns conhecimentos básicos e atenção à regulamentação.
Para ajudar você nessa tarefa, falaremos, hoje, sobre a emissão de notas fiscais para empresas de qualquer segmento. Aqui, você encontrará um passo a passo para realizá-la.
Quer saber mais? Então, fique com a gente!
O que é a emissão de notas fiscais?
A emissão de notas fiscais consiste na formalização de informações de interesse do fisco, por meio de documentação comprobatória.
Por meio dela, são registradas todas as transações de compra e venda referentes a produtos ou serviços. Todas as empresas são obrigadas a fazê-la, exceto o MEI (em algumas situações).
Atualmente, a principal modalidade de nota fiscal utilizada é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Falaremos mais sobre os procedimentos para obtê-la mais adiante.
Por que a emissão de notas fiscais deve ser feita?
A emissão de notas fiscais traz uma série de benefícios para empresas e clientes que vão muito além de sua obrigatoriedade.
Como principais vantagens, podemos citar, por exemplo:
- maior confiabilidade nas transações;
- facilidade de declaração de informações junto aos órgãos governamentais;
- redução no risco de fraudes;
- praticidade no caso de o cliente desejar fazer a troca ou devolução de um produto;
- possibilidade de acompanhamento e controle de todas as movimentações relativas a vendas;
- maior transparência em relação aos valores devidos em tributos, para o cliente e para a empresa.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Acelera Contabilidade (@aceleracontabilidade)
Como fazer a emissão de notas fiscais?
O procedimento para emissão de notas fiscais eletronicamente é bastante simples:
- Conheça o enquadramento fiscal e o regime tributário de seu negócio;
- Adquira um certificado digital;
- Realize o credenciamento na Secretaria da Fazenda, Municipal ou Estadual;
- Emita as notas fiscais por meio dos portais autorizados, preferencialmente utilizando softwares especificamente desenvolvidos para essa finalidade.
Vale ressaltar que é de vital importância contar com o apoio contábil especializado para essa etapa. Assim, você terá a segurança de que estará realizando o processo de forma adequada.
Tenha segurança, tranquilidade e eficiência em seu negócio com a assessoria contábil e fiscal de excelência da Acelera Contabilidade
O setor empresarial no Brasil está sujeito a inúmeras regras, principalmente aquelas relacionadas a obrigações fiscais.
Para garantir que todas as operações serão realizadas de acordo com o que preconiza a legislação, é necessário conhecê-la detalhadamente.
Posto isto, compreender e aplicar o procedimento de emissão de notas fiscais é fundamental para a atuação em qualquer ramo de negócio.
Sabemos que nem sempre você, empreendedor, possui tempo ou know how para lidar com questões burocráticas.
Por isso, deixe essa e outras tarefas nas mãos de quem entende do assunto! Conte com a Acelera Contabilidade!
Somos um escritório contábil com credibilidade e experiência no mercado. Nossa equipe de profissionais capacitados está pronta para elaborar o melhor planejamento para você e para te auxiliar em todo o processo de emissão e registro adequado de notas fiscais.
Entre em contato agora mesmo por um dos nossos canais de atendimento disponibilizados em nossa página e saiba mais sobre todas as vantagens de contar com a nossa consultoria.
Contratar um contador para me auxiliar na emissão e registro adequado de notas fiscais!