Saiba o que é o CRM para pequenas empresas e como incluí-lo no seu dia a dia
Conheça o CRM para pequenas empresas e saiba a importância para o seu negócio
Você já ouviu falar em CRM para pequenas empresas? Sabe por que ele é importante também em pequenas empresas?
No artigo que trouxemos hoje vamos ajudar você a entender melhor esse termo, o qual tem ajudado muitas empresas a otimizarem o seu atendimento ao cliente.
Sendo assim, vamos conhecer mais sobre o conceito do termo, principais problemas que gestores podem enfrentar quando se trata de CRM para pequenas empresas e como lidar com ele da maneira adequada.
E então, vamos lá?
O que é o CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management a qual, em tradução livre, ficaria em algo como “gestão de relacionamento com o cliente”.
Embora esse termo seja muito vinculado a plataformas de software, muitas vezes até mesmo sendo confundido com elas, o entendimento do que é um CRM vai muito além.
Isso porque ele está diretamente ligado à análise e ao gerenciamento das interações que o cliente tem com sua empresa.
E isso é um ponto muito importante, principalmente tendo em vista que cada contato é construído na concepção do seu público a identidade da sua empresa.
Sendo assim, caso ele não aconteça da forma esperada ou mesmo dentro das especificações que a sua gestão pontuou, pode-se passar uma mensagem que não está alinhada aos seus objetivos ou que, de fato, corresponda à identidade do seu negócio.
O vídeo abaixo é bem curto e vai ajudar você a entender melhor o conceito de CRM:
Nesse sentido, o CRM para pequenas empresas busca fazer uma análise completa e aprofundada em aspectos como:
- Marketing;
- Vendas;
- Atendimento;
- Todos formas como seu público possa fazer contato com o negócio.
E, por falar em gestão, abaixo relacionamos alguns artigos que vão ajudar a administração da sua empresa ser ainda mais eficiente:
- Compras pela internet: conheça o perfil do brasileiro e amplie suas possibilidades de lucro
- Consultoria financeira: quando contar com ela na sua empresa?
- Abril Verde: sua empresa investe em segurança no trabalho?
Quais os principais problemas relacionados ao uso do CRM?
Mas utilizar o CRM para pequenas empresas nem sempre é uma tarefa fácil.
Inicialmente é importante integrá-lo à cultura da sua empresa, isso por que, em muitos casos, passa a ser necessário que os departamentos passem a ter mais contato entre si, o que pode obrigar muitos colaboradores a saírem da sua zona de conforto.
Outro grande desafio está relacionado à gestão de dados.
Isso porque, ao utilizar o CRM para pequenas empresas, é necessário registrar adequadamente os dados dos seus clientes, e você precisa levar em consideração que as informações que um departamento precisa nem sempre será a mesma que terá importância para outro departamento.
Outro aspecto importante é entender a relevância das informações colhidas e transformá-las em ações que possam otimizar a relação da sua empresa com o seus clientes.
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Como incluir o CRM para pequenas empresas na estratégia do seu negócio?
Dessa forma, ao buscar incluir no dia a dia da sua empresa uma estratégia de CRM é importante, inicialmente, que você conheça suas rotinas e processos, isso será importante, inclusive, para fazer a integração de setores, caso isso seja necessário para promover um atendimento mais rápido e eficiente aos seus clientes.
Também é importante levantar os canais de atendimento que podem tornar o suporte mais fácil junto ao seu público, por exemplo:
- E-mail;
- Redes sociais;
- Site;
- Físico;
- Telefone, etc.
Ainda, caso julgue necessário, poderá contar com a ajuda de um software específico, por meio dele você terá uma melhor coleta de dados e organização mais eficiente do que foi obtido em suas interações.
No artigo abaixo você terá mais dicas sobre como aperfeiçoar a gestão do seu estabelecimento:
Revelado: dicas infalíveis para captar novos clientes no ramo empresarial.
Acelera: suporte contábil para facilitar o dia a dia do seu empreendimento
O CRM para pequenas empresas é uma estratégia eficiente para fidelizar seus clientes com mais facilidade, melhorar a comunicação com seu público e contribui para transformar essas interações em vendas com mais facilidade.
Dito isso, aproveitamos para lembrar que nós, da Acelera, somos uma contabilidade que se preocupa com os resultados do seu empreendimento e vamos auxiliar você a ter maior controle financeiro do seu negócio, além de contribuir para simplificar o atendimento à burocracia.
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